quinta-feira, 2 de junho de 2011

SANEAMENTO BÁSICO

O saneamento é um conjunto de medidas, visando preservar ou modificar as condições do meio ambiente, com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde. Saneamento básico se restringe ao abastecimento de água e disposição de esgotos, mas há quem inclua o lixo nesta categoria. Outras atividades de saneamento são: controle de animais e insetos, saneamento de alimentos, escolas, locais de trabalho e de lazer e habitações.
Normalmente, qualquer atividade de saneamento tem os seguintes objetivos: controle e prevenção de doenças, melhoria da qualidade de vida da população, melhorar a produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica.
A água própria para o consumo humano chama-se água potável. Para ser considerada como tal ela deve obedecer a padrões de potabilidade. Se ela tem substâncias que modificam estes padrões ela é considerada poluída.
A água necessita de tratamento para se adequar ao consumo. Mas todos os métodos têm suas limitações, por isso não é possível tratar água de esgoto para torná-la potável. Os métodos vão desde a simples fervura até correção de dureza e corrosão. As estações de tratamento se utilizam de várias fases de decantação e filtração, além de cloração.

Esgoto a céu aberto:

 Processo de construção do saneamento:


Olá pessoal, agora é com vocês! 
Deixe aqui no blog a sua opinião em relação ao, que você aprendeu sobre saneamento básico respondendo as questões abaixo.

1. Em sua opinião, você e as pessoas que moram em sua residência são atendidos pelo saneamento básico?

2. Como seria o ambiente se não existisse saneamento básico?


Um comentário: